Museu do Ipiranga entra em festa no feriado da Independência

Museu do Ipiranga entra em festa no feriado da Independência

Pessoal, o Museu do Ipiranga em Festa volta neste 7 de Setembro (próxima quinta-feira) com uma programação cultural gratuita destinada a toda a família.

A festa começa com a própria visita às exposições do Museu do Ipiranga, que completa agora um ano de reabertura, após restauração, ampliação e modernização de estruturas.

Neste feriado de 7 de Setembro, a entrada para o museu é grátis para todos os públicos. A retirada dos ingressos se dará exclusivamente em fila externa, do lado de fora da área de recepção. Para o 7, não há vendas de ingressos online nem agendamentos.

O museu estará aberto das 9h às 18h, com duas horas adicionais para a visita. A expectativa de público é grande (seis ou sete mil pessoas, segundo a bilheteira oficial, a Sympla), por isso é bom chegar cedo para garantir seu ingresso.

De novidade para o feriado, a intervenção “Independência ou Morte!”, com pílulas de mediação no Salão Nobre sobre a tela “Independência ou Morte!”, de Pedro Américo, destaque do acervo.

Do lado de fora do museu, a festa também estará animada.

Na escadaria do museu, às 10h, se apresentará o Coralusp Sestina, com músicas cuja temática é a “Esperança”.

O Museu do Ipiranga em Festa, parceria do @museudoipiranga com o @sescipiranga, programou também oficinas para a gente botar a mão na massa e vivências para ampliar experiências, realizadas nas duas escadarias nas extremidades do museu, os mezaninos Xavier (perto da rua Xavier de Almeida) e Nazaré (perto da avenida Nazaré).

Haverá, por exemplo, oficina de criação de móbiles, às 10h, com o Ateliê Fonfinfan; e de colagem, com o tema “Qual seu grito de Independência?”, às 13h, conduzida por Camila Alcântara.

Um dos destaques do dia é a apresentação “Toré”, às 16h, dança tradicional dos indígenas Pankararu para agradecer aos encantados por curas. Homens e mulheres indígenas dançam e cantam ao som do maracá, um tipo de chocalho.

Confira no álbum a programação completa e agende-se. Boa festa!

 

Museu do Ipiranga amplia horário e encurta visita no 7 de Setembro

 

Pessoal, o 7 de Setembro, dia da nossa independência, é historicamente o grande dia de visitação ao Museu do Ipiranga e neste ano não deverá ser diferente. A expectativa é de que seis ou sete mil pessoas visitem o museu neste feriado, na quinta-feira da semana que vem.

O ingresso, nesse dia, é grátis.

Para poder acolher esse público numeroso, montou-se um esquema especial de visitação: o museu já abrirá ao público às 9h, com uma hora de antecedência, e ficará aberto até às 18h (uma hora estendida), com o último horário de entrada de público marcado para as 17h.

O esquema de distribuição dos ingressos também será diferente: nesse feriado, acontecerá de forma externa, com formação de fila junto do jardim francês. Na área do receptivo, no subsolo, a circulação estará restrita ao público já com ingresso em mão.

A equipe da bilheteira oficial do @museudoipiranga, a Sympla, estará posicionada do lado de fora e fará a distribuição de ingressos conforme o volume de saída de visitantes. Saem 100, entram mais 100, saem mais 50, entram mais 50 e assim por diante.

Essa medida visa evitar o esgotamento do total de ingressos já na primeira hora da manhã.

Também se optou por uma versão reduzida da visita ao acervo do museu. Estarão livres ao público apenas o piso térreo e o primeiro andar, onde fica o Salão Nobre, que abriga a famosa tela de Pedro Américo “Independência ou Morte!”, destaque principal da instituição.

Portanto, estarão fechados ao público o segundo andar e o mezanino. Com isso, espera-se dar mais celeridade ao ritmo de visita, com um museu em tamanho reduzido.

Gente, nosso museu está completando um ano de vida após a reabertura! Que nunca mais chegue ao ponto de precisar fechar de novo.